Sombra e água fresca
É exatamente isso mesmo. Para a lavagem correta, sua moto deve estar embaixo de uma sombra, evitando a ação direta do sol e você deve utilizar água corrente e de temperatura ambiente. Não usar água com alta pressão pois ela pode tirar as graxas da suspensão traseira e dos rolamentos da coluna de direção, assim como podem estragar adesivos ou faixas e até mesmo estragar a pintura da sua moto. Lavar a moto com o motor frio é o mais adequado para não atrapalhar durante a sua limpeza.
Kit-lavagem
Basicamente o que compõe o kit-lavagem é um pincel, balde, panos limpos e macios (camisetas servem), shampoo/detergente neutro e querosene. Você deve estar se perguntando o porquê do pincel e da querosene, certo? Se você já estiver habituado a lavar sua moto, já deve saber pra que servem, se você é “marinheiro de primeira viagem”, vai descobrir mais abaixo.
Lavando sua máquina
Enfim vamos ao que interessa, lavar a sua máquina. O primeiro passo de todos é molhar a sua moto toda, lembrando da água em temperatura ambiente e sem muita pressão para não estragar componentes, molhe ela bem.
O segundo passo é justo o querosene e o pincel, basicamente você vai pincelar o querosene, misturada com água, em algumas partes da sua moto como o motor, carburador, escapamento e rodas. Muita atenção ao trabalhar com o querosene pois ele nunca deve entrar em contato com partes plásticas, de borracha e com a pintura da moto. O querosene também não deve ficar muito tempo na moto, então logo em seguida de pincelar você deve passar água.
Agora vamos lavar o restante da moto. Encha o balde de água e adicione o seu shampoo/detergente neutro. Use um pano macio, pode ser uma esponja também desde que a mesma seja indicada para lavação de veículos, eu recomendo você usar uma camiseta, não existe nada melhor. Ensope a camiseta em seu shampoo/detergente já diluído na água e lave o tanque, assentos, laterais, retrovisores e toda a parte superior da moto. Feito isso enxágüe bastante.
Agora você deve secar a sua moto, também recomendo utilizar camisetas para esta etapa, e peço que prestem atenção na secagem, pois a má secagem pode acabar em peças enferrujadas.
Pronto, agora você tem sua moto limpinha e pronta para você fazer mais uma viagem com ela. Não esqueça de sempre utilizar detergente neutro ou específico para a lavagem, ligue o motor da sua máquina por alguns minutos após lavação e não se esqueça que os freios, molhados e frios, podem dar uma resposta inesperada em uma frenagem.