Filtro de ar
Muitos consideram o filtro de ar da moto com seu pulmão, e não estão errados. Sem ele, poeira, terra e água entrariam em contato direto com o pistão e cabeçote, ocasionando ranhuras nos mesmos.
Existem vários casos que se compra a moto nova e em alguns meses a moto começa a fumar. Defeito de fabrica?Pode ser, mas também pode ser falta de manutenção, ou seja, limpeza no filtro de ar.
A limpeza e conservação filtro de ar é quase tão importante quanto se encher o tanque pra sair pra trilha.
Como limpar o Filtro de ar
No manual da moto, recomenda-se a limpeza com um solvente não inflamável para que se estenda a vida útil do filtro de ar. No Brasil ainda não vi desse solvente. Importados existem.
Adaptando a nossa realidade, a limpeza pode ser feita com água e sabão neutro e com uma pequena porção de querosene.
Nunca se deve aplicar jatos de água ou de ar diretamente no filtro, pois isso danifica sua estrutura, reduzindo sua vida útil.
Após limpo, deve secar bem com um pano, NUCA TORCER O FILTRO, isso o danifica imediatamente.
Deve-se aplicar uma fina camada de óleo para filtro, ou óleo para motores 4 tempos em pequena quantidade.
Uma dica e colocar o filtro dentro de uma sacola, jogar um pouco de óleo por cima do filtro, e espalhar bem com a ajuda da sacola.
Outra dica importante é passa um pouco de graxa nas bordas do filtro, para que ao instalar, ele vede completamente a entrada de poeira.
Caixa de filtro
A caixa de filtro também merece uma atenção especial.
Não adianta nada um filtro limpo e com aplicação correta de óleo e uma caixa de filtro cheia de poeira e com as saídas de água (Ladrão) entupidas.
Vamos supor que você atravesse um rio com a moto e entre água na caixa de filtro de ar.
Caso essa água não seja escoada pelo ladrão, ela poderá entrar em contato com o filtro, e fazer escorrer o óleo do filtro, passando para dentro do motor.
Conseqüência: Moto Fumando.
Em toda limpeza de filtro no Hotel de Motos Amigos da Trilha BH fazemos essa verificação, e às vezes nos deparamos não só com poeira entupindo o ladrão, mas com tocos e pedras também.
Então galera nunca se esqueçam dessa peça fundamental de sua moto.
Fonte:Rodrigo-Diglee/Hotel de Motos Amigos da Trilha BH.